16/10/2010

Os Cus de Judas A - uma janela de Chagall.

fonte

Marc Chagall (1887 - 1985) foi nomeadamente pintor, mas também ceramista e gravurista.



A primeira obra de Chagall em vidro foi criada em 1960, quando ele começou a série de 12 janelas em Jerusalem (Sinagoga no Centro Médico Hadassah-Hebrew). Outra série de 12 janelas pode ser vista na Igreja de Todos os Santos em Tudeley. Outro exemplo da obra de Chagall em vidro está situado no edifício das Nações Unidas.


Marc Chagall - Au Dessus de la Ville
fonte
No livro Os Cus de Judas (na descrição do restaurante do Jardim Zoológico) está mencionada uma pintura de Chagall que mostra noivas volantes. Há muitas telas do artista que tratam do casamento e nas quais podemos ver as noivas a voar. Escolhi uma delas, de qual eu gostei mais, e coloquei aqui para possibilitar criar o ambiente correspondente a o do livro Os Cus de Judas.


1 comentário:

  1. Mas qual é que achas que é o significado desse quadro lá? Ou começando pelo princípio, qual é a história por trás desse quadro e depois com que finalidade é que ele poderá estar a ser referenciado na descrição. Se calhar valeria a pena citar essa descrição e convidar a uma reflexão conjunta. Se a ida ao Zoológico é uma actividade pequeno-burguesa, como se compreende a presença desse quadro lá? Ou o autor fazer questão em mencioná-lo, porque podia simplesmente ignorá-lo. E que associações faz o autor com esse quadro, porque em toda a descriação do JZ tudo faz relembrar outra coisa ou precisa de outra coisa para ser explicada, não é? Olha, isto é outra questão curiosa :)

    ResponderEliminar