15/10/2010

Os Cus de Judas de António Lobo Antunes


fonte
O livro foi editado pela primeira vez em 1979 e trata da experiência de um homem que luta em Angola. Segundo Maria Celeste Pereira, a guerra descrita pelo autor é na verdade uma guerra universal, «em todos os sítios em todos os tempos».
Segundo o prefácio, o objectivo do livro foi «contribuir para que o nosso Povo vire em cada página a sua própria página de identificação e certeza», então os destinatários do livro são os portugueses. Eu não sou de Portugal, mas segundo Ingarden o leitor é o co-criador do texto literário, então vou partilhar a minha interpretação com os outros e espero uma discussão com leitores do livro Os Cus de Judas.

1 comentário:

  1. Acho que há um anacronismo neste artigo ou então o António Lobo Antunes é um desses seres que anda pela rua com uma espada afiada debaixo da gabardina a degolar pessoas :) Boa referência à Maria Celeste Pereira e a Ingarden (já agora a que texto te referes?) Mas corta coisas como "agora vou descrever as minhas impressões..." e "vou partilhar a minha interpretação...". Simplesmente diz o que queres dizer sem este tipo de frases. Afirma e não digas que vais afirmar. Neste caso, disseste que vais partilhar a tua interpretação, mas neste artigo não há nada.

    Em relação ao prefácio, ele está em que edição, porque a minha não o tem. E o autor é o ALA ou é outra pressoa?

    ResponderEliminar