22/11/2010

Os Cus de Judas D - Portugal dos Pequeninos

Portugal dos Pequenitos - a entrada
Notaram que além das referências constantes ao Jardim Zoológico, muitas vezes aparecem no texto do livro relações ao Portugal dos Pequeninos? Ambos os lugares são relacionados com a infância. Acham que deste modo o protagonista volta aos tempos mais felizes da sua vida, quando ainda não sabia o que é a guerra e ninguém o forçava para tornar-se um homem verdadeiro? Ou existe outra explicação deste fenómeno? Eu não tenho certeza, mas isso pode ser um tipo da terapia, para lembrar-se de que a existência não tem de ser dura e cheia de dificuldades, e que ele já experimentou uma vida calma e sossegada.

3 comentários:

  1. Gostaria que explorasses e analisasses a recorrências destes lugares tendo em conta a sua representatividade social/colectiva, bem como as suas possíveis significações simbólicas que nos podem dar acesso ao interior da personalidade/voz que narra.

    ResponderEliminar
  2. A infância é de modo geral associada com tempo da inocência e ingenuidade a que se volta e relembra com saudades e nostalgia. Como a guerra e suas atrocidades causaram uma perda completa desta inocência, parece-me lógico que o narrador invoca os lugares que faziam parte da sua infância. O problema é que duvido que as referências do protagonista àquele tempo sejam cheias de nostalgia e saudade. Devemos, pois, lembrar-nos que o discurso dele é profundamente irónico e cínico, por isso acho que as referências citadas têm um significado mais inversivo, malvado ou até subversivo.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com Ola, as referencias a infancia não remetem para um tempo feliz e mítico, além de serem irónicos, mostram de novo a falta de compreensão da vida, alguma tristeza parece inata do narrador. As análepses do narrador não servem como uma viagem para um espaço feliz. p.33

    «policíaram-me o espírito, em suma, e reduziram-me a geografia aos problemas dos fusos,a cálculos horários (...)»

    acho que este trecho mosrta que a sua infancia não pode ser vista como um tempo ideal, o processo de enquadramento começou antes da guerra.

    ResponderEliminar