27/01/2011

Crónicas de António Lobo Antunes - A Propósito de Ti

diálogo
António Lobo Antunes escreveu também crónicas, que tratam da vida quotidiana e que mostram situações do dia-a-dia. Uma delas, ''A propósito de ti'', comoveu me muito, porque mostra como as desigualdades dos pontos de vista dos homens podem influenciar a vida da família, de um conjunto de pessoas.
«Somos felizes.»
Isso é o ponto de vista do narrador da crónica. Ele enumera as causas: com a sua mulher pagaram a casa, aos domingos visitam a mãe da mulher, gostam da mesma telenovela, conhecem-se muito bem, compraram o cão...
«Somos felizes. Por isso não me preocupei no sábado com o animal muito entretido na praceta e tu atrás dele, de trela enrolada na mão, sem olhares para cima nem dizeres adeus, a andar devagarinho até desapareceres na travessa para a estação dos barcos. Foi anteontem.»
Ele espera. Grava a novela para ela. Quer comprar um microondas para ela ter a comida quente à sua espera. Mas todos sabemos que ela não vai voltar nunca mais. Porque este tipo da felicidade não a agrada, porque as coisas não nos fazem felizes, mas a compreensão, os sentimentos... E parece que eles nem falem consigo! Só quando ela se vai embora, ele ''fala'' com ela, num diálogo imaginário.

Ele não compreende o que é a felicidade para ela, e que ela não foi feliz. E ela não lhe disse nada. Isso acontece frequentemente nas famílias, e, na minha opinião, a falta de diálogo e a falta de tentativas de compreender os outros levam às separações e aos divórcios.

Sem comentários:

Enviar um comentário